quarta-feira, 31 de março de 2010

Últimas palavras: Dourado é Campeão!

Se o BBB é um jogo de palavras, a vitória de Marcelo Dourado na última edição caracterizou-se pela utilização de metáforas. O programa recebeu à priori, o subtítulo de BBB da diversidade, onde alguns dos participantes eram homossexuais assumidos e performáticos. Porém, o participante que mais enfrentou o preconceito foi Dourado, tachado de repetente – sua segunda participação no programa – jogador, nazista e homofobico. Alguns críticos e aproveitadores de plantão apoderaram-se da pecha e passaram a desmoralizá-lo, ou melhor, tentaram em vão. Tanto que no discurso de sua vitória, Pedro Bial o rotulou como um perdedor. Em tempos de homolatria e do politicamente correto, Dourado era a antítese do estabelecido. Mas o heterossexual, piadista, rude e por vezes grosso, sabia ouvir as pessoas, acarinhá-las, falar sério e ser delicado e quem assistiu ao programa se comoveu quando o campeão chorou compulsivamente, mostrando que ali estava um ser humano batalhador e igual a muitos de nós. Mas voltemos ao jogo de palavras, se a palavra que pode definir o vencedor é justiça, Dourado teve princípio moral, respeito e, consequentemente, o reconhecimento do seu mérito, portanto a vitória foi extremamente justa, alicerçada em atitude e caráter. Se a palavra for honra, princípio ético que leva alguém a ter uma conduta honesta e corajosa, permitiu que sua avaliação junto ao público fosse positiva, foi uma vitória honrada. Se a palavra for força, sua robustez, vigor físico e energia vital, associados à sua firmeza, podem justificar a vitória. Dourado venceu e arrebatou milhões de fãs, que torceram como num jogo do Brasil em Copa do Mundo, que fizeram vigília para votar ininterruptamente, que se recusaram – sou testemunha ocular - a utilizar programas scripts de votação. A vitória de Dourado é um sinal de novos tempos. Parece que o público amadureceu e não enxerga mais a personagem criada, o coitadinho, a minoria... Enxerga o ser humano que está ali. Dourado tem tanta honra que suas primeiras palavras como campeão foram “O carro é teu” em alusão ao carro que ganhou numa das provas, para Joseane – quem o escolheu para entrar no programa. Dourado teve a humildade de agradecer a todos e nesse jogo de palavras, a vitória combina com Dourado, que combina com justiça, que combina com força, que combina com honra, que combina com humildade. Parabéns garoto. Parabéns Dourado!

7 comentários:

  1. Olá Mauro e torcida dourada! Uma homenagem que fiz a todos nós e ao nosso campeão: http://www.youtube.com/watch?v=eV_K-5A694M

    ResponderExcluir
  2. Mauro, belíssimo texto!!!!
    DOURADO CAMPEÃO!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Mauro,
    Gostei do seu post, em tempos de que as pessoas são hipócritas, ele foi verdadeiro. Cheio de cicatrizes, de defeitos, de calos da vida, que nem eu que nem você.
    Vitória merecida, parabéns a todos os Dourados.

    Tonicão.

    ResponderExcluir
  4. VocÊ É DUCA.....como diz o campeão kkk

    adorei vou linkar muito

    ResponderExcluir
  5. Parabéns por tão belas palavras prá descrever nosso campeão, campeão do povo e da verdade, da honestidade, da garra e coragem, do caráter, de valores tanto em falta hoje em dia em nossa sociedade hipócrita e feita de aparências!!!!Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. Carvalhoooo Mauro, valeu a pena esperar seu post, adorei! Vida longa p/ Dourado! bjs

    ResponderExcluir
  7. Cara, vc tem o poder da palavra! rsrs
    Bjos

    ResponderExcluir

Comente sem moderação!