quarta-feira, 6 de abril de 2016

Vida de pronome

O "nós" contra "eles" está causando danos, talvez, irreparáveis em nossa sociedade. A Tal da "dívida histórica" também.
Vivemos numa sociedade alicerçada no rancor e na mentira, na ignorância e na individualidade, na falta de senso crítico e com base na desinformação.
As pessoas tentam atingir às outras de forma vil. Fazem denúncias falsas, caluniam, difamam, sujam reputações. Muitas vezes de forma anônima, uma covardia.
A moral e a ética se perderam, assim como os valores. Em tempos de consumismo, o "ter" passou a ser mais importante que o "ser" e a cobiça, outrora pecado capital, passou a ser a viga-mestra da nossa sociedade.
Muitos destroem o patrimônio público como se deles não o fossem. Atacam e ofendem a polícia com se não fossem autoridade constituída. Desrespeitam os professores e depredam as escolas. Picham os patrimônio público e privado com linguagens estúpidas e ininteligíveis. Estragam os parques públicos, jogam o lixo na rua, não cuidam de suas casas e terrenos. Vivem às custas do governo e como remoras, brigam pelas sobras e as migalhas do pão para sobreviver.
E como ficamos "eu", "tu", "ele" e "vós"?
Não sou elitista, sou realista. Não sou "nós", tampouco "eles", estou apenas observando o que estão fazendo com o país, com a colaboração de alguns que ficam com o pão, outros que detém o monopólio da farinha, outrem que assam o pão e os que o distribuem.
"Vós", que deveríeis cuidar da lei, da constituição e de "todos" de forma igualitária, não estaríeis preocupados com "nós" e com "eles", estaríeis preocupados em agradar quem tem o poder nas mãos. Não vos acovardeis.
"Ele" sempre estará pronto para assumir a vaga. "Ele" vai ser o salvador, vai fazer promessas, vai fazer discursos, vai parecer a bola da vez. Sempre haverá um "ele."
E "Tu", assim como "eu", estás apenas em busca de ganhares o pão de cada dia. "Eu" e "tu" precisamos nos juntar. Há muitos "eu" e "tu" que podem fazer um "nós" que mude definitivamente a história desse país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sem moderação!